contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Mercado de trabalho para engenheiros eletricistas

 

As vagas de trabalho para engenheiros eletricistas estão cada vez mais limitadas no mercado de trabalho formal. Os altos investimentos de tempo e dinheiro durante o período da graduação e especialização tem gerado muita frustração para esses profissionais ao buscarem uma colocação no mercado.

No outro extremo temos os profissionais que já trabalham em uma determinada empresa e, no entanto, não estão satisfeitos com o que fazem. Segundo reportagem da revista Exame, 56% dos trabalhadores com carteira assinada no Brasil se dizem insatisfeitos com o seu trabalho.

Link da reportagem:

Insatisfação no trabalho formal atinge mais da metade dos brasileiros. Empreendedorismo aparece como opção

Isso me faz lembrar um frase popular: “Quem está fora quer entrar e quem está dentro quer sair”.

No entanto, além dessa insatisfação no trabalho formal, existe em torno de 13 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, sem contar a parcela que já desistiu de procurar emprego.

Os concursos para engenheiros eletricistas estão cada vez mais raros, mas, afinal, o que fazer para garantir o nosso futuro profissional? Empreender parece um caminho sem volta nesses novos tempos.

 

Vale a pena empreender

 

Desde que comecei o curso de eletrotécnica o meu sonho era passar no concurso da Copel (Companhia Paranaense de Energia), ter estabilidade, um salário fixo com um ticket alimentação de mais de R$ 1.000,00 por mês. Era o maior desejo que conseguia ter na época.

Com isso, eu poderia ter um carro, um apartamento e fazer duas viagens por ano. Uma para visitar a família e outra para conhecer algum estado no Brasil ou fazer uma viagem internacional.

Entretanto, após realizar esse feito e trabalhar na Copel por 10 anos, percebi que me encontrava entre os 56% dos brasileiros que não estavam felizes.

Embora eu adorasse o que fazia, trabalhava com construções de usinas hidroelétricas, no entanto, me faltava algo. Isto é, faltava um desafio maior que pudesse me mudar como pessoa, com limites que estivessem sendo impostos pela minha falta de esforço e não pelo sistema ou pela necessidade de cada grande empresa.

 

Atitudes para empreender

 

Para empreender foi necessário desprendimento e algumas atitudes, entre elas:

– Pedir demissão de um concurso de 10 anos;

– Vender um apartamento para poder ter liquidez caso tudo desse errado;

– Estar disposto a pagar o preço para fazer dar certo.

Sendo assim, escrevo esse texto comemorando 5 anos empreendendo e com a felicidade de contar que trabalhei feito um louco nesse período. Pude entender melhor a frase: “O trabalho não mata, enobrece e dignifica o ser humano”.

Como arrependimento, somente um… O de não ter trabalhado como funcionário na Copel com uma visão empreendedora. Sem dúvida, se eu tivesse feito isso teria evoluído muito mais no período que trabalhei naquela grande empresa e isso teria me preparado melhor para o jogo atual.

Se vale a pena empreender? Diria que se você consegue unir a sua paixão a um propósito maior, contribuindo para uma sociedade melhor, você deixa de trabalhar e passa a fazer parte de algo muito maior. Nessa hora você encontra a sua convocação, ou seja, descobre a cor do seu quebra cabeça, fazendo com que as peças se encaixem muito mais fácil no decorrer.

 

O que fazer quando tudo dá errado

 

Isso vai acontecer muitas vezes por ano? Não, isso vai acontecer muitas vezes no dia! São inúmeras tentativas repletas de muitos erros e julgamentos para fazer as coisas andarem como gostaria.

Na prática, costumo dizer que o universo por vezes conspira contra para testar se você é realmente merecedor do que deseja.

Durante uma conversa com um cliente no final de 2018 ele me falou algo que me marcou muito… Segundo suas palavras, o que passaria a fazer a diferença nos próximos anos seria a nossa intuição.

Como exemplo, ele ilustrou dizendo que era como se fosse um navio em alto mar a procura de um tesouro. De repente o capitão para o navio e pede para fazerem as buscas naquele local. Não existe uma explicação lógica para a tomada de decisão, existe o que chamamos de intuição.

 

A intuição do empreendedor

 

Ao compreender esse mensagem comecei a testar isso em minha vida. Deixei de escutar os meus medos e passei a ir atrás do que realmente achava que fazia sentido.

Compreendi que podia levar a minha mensagem a lugares que julgava estar além do meu limite. Ao ter atitude e pagar o preço, percebi que não existe limites quando se faz o que ama.

Se chegou até aqui e deseja empreender, lhe convido a conhecer um Workshop online e gratuito sobre Inspeção Elétrica.

Acredito que o número de incêndios e acidentes com energia elétrica no Brasil pode ser reduzido com a minha e a sua participação nesse processo.

Além de ser uma boa causa, pode ser uma ótima fonte de renda para quem deseja fazer laudos técnicos na área de perícia elétrica que podem ultrapassar R$ 5.000,00.

Garanta a sua inscrição gratuita:

Workshop de Inspeção Elétrica

Se gostou desse texto, compartilhe. Pode ajudar alguém que se formou em engenharia elétrica e ainda não se encontrou na caminhada.

Veja também:

Perícia Elétrica Judicial e Extrajudicial – Principais Diferenças

3 dicas matadoras para vender serviços de consultoria elétrica com lucro

Laudo para Crédito de ICMS da energia elétrica – Como aprender a fazer esse laudo em pouco tempo

 

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2019-10-21T16:42:07-03:00 outubro 18th, 2019|Carreira - Setor Elétrico|

Sobre o autor:

Daniel Machado Duarte
MBA em Gestão Comercial | Engenheiro Eletricista | Eletrotécnico | Técnico em Contabilidade| . Trabalhou como eletricista de redes de distribuição, técnico de projetos, fiscalização de obras, comissionamento e ensaios de equipamentos elétricos em redes de distribuição e usinas hidroelétricas. Fundou a empresa D&M Perícia Elétrica em 2014 e atualmente presta diversos serviços de consultoria elétrica para empresas e condomínios no Brasil.

6 Comentários

  1. Avatar
    JOSE JOSUE DOS SANTOS SOUSA 18 de outubro de 2019 at 12:42 - Reply

    Eu quero ser um empreendedor

    • Daniel Machado Duarte
      Daniel Machado Duarte 21 de outubro de 2019 at 10:15 - Reply

      Olá José, acreditamos que esse será o futuro para muitos profissionais da área elétrica. Em nosso site temos um workshop online e gratuito sobre o mercado de inspeção elétrica. Ótimo dia.

  2. Avatar
    Luciano Moreira Cavalcante 18 de outubro de 2019 at 13:49 - Reply

    Boa tarde
    Fugindo da reportagem acima eu gostaria de saber de vocês se existe alguma empresa idônea no Brasil responsável por ensaios em disjuntores. Nós vemos hoje no mercado uma enorme gama de dispositivos elétricos espalhados por todas as lojas mas que eu particularmente não confio. Aconteceu comigo ontem de pedir ao dono da obra pra comprar uns disjuntores e eles venderam Soprano. Pra minha surpresa é o mesmo preço da Siemens e Schneider. Hoje encontramos disjuntores Lorenzetti, Soprano, Steck entre outras marcas que eu não confio. Pode ser que possuam controle de qualidade e selo do Inmetro mas mesmo assim eu prefiro Siemens, Schneider, ABB entre outras. Queria mudar minha opinião mas amparado em alguma empresa de ensaio elétricos. Desculpa se fugi do post.

    • Daniel Machado Duarte
      Daniel Machado Duarte 21 de outubro de 2019 at 10:20 - Reply

      Bom dia Luciano, seu comentário é super relevante. Todos fabricantes de equipamentos elétricos tem uma área de controle de qualidade, lá fazem os ensaios de rotina conforme a norma do material. O INMETRO aprova o laboratório e o processo de fabricação, no entanto, quando vira as coisas e sai da empresa, muitas começam a burlar a qualidade dos materiais colocados a venda no mercado. Isso acontece muito com cabos desbitolados.
      Sobre os disjuntores, os ensaios são muito específicos, se fosse fazer uma análise independente o custo seria muito elevado.
      Recomendo utilizar a lógica que está usando, buscando fabricantes com bom histórico de qualidade no mercado.

      Forte abraço.
      Daniel

  3. Avatar
    Susane Passos Nascimento Ferreira 18 de outubro de 2019 at 14:18 - Reply

    Muito boa sua mensagem, incentivo para nós estudantes e profissionais.

    Parabéns e sucesso ! 😁

    • Daniel Machado Duarte
      Daniel Machado Duarte 21 de outubro de 2019 at 10:13 - Reply

      Bom dia Susane, fico muito feliz que tenha gostado. Obrigado por acompanhar o nosso trabalho. Em breve teremos muitas novidades 🙂

Deixe um comentário!

Inspeção Elétrica

WhatsApp chat