contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Etapas do laudo para crédito de ICMS na fatura de energia elétrica

Nesse post vamos falar sobre as etapas que podem aumentar os seus resultados oferecendo laudo para crédito de ICMS na fatura de energia elétrica para as indústrias.

Esse serviço pode gerar uma economia de quase 30% na fatura de energia elétrica para as indústrias.

Caso ainda não conheça muito bem esse serviço, recomendo que assista um treinamento gratuito sobre Laudos para Crédito de ICMS, onde mostro os bastidores do atendimento a indústrias em SP e MG.

O que vamos abordar aqui é fruto de uma aplicação prática de mais de 5 anos oferecendo esse serviço, tendo clientes em mais de 10 estados do Brasil e um faturamento acima de R$ 600.000,00 somente com esse serviço.

Em resumo não é só teoria não aplicada…

A figura abaixo destaca as etapas que foram utilizadas nos últimos 5 anos para obter clientes, sendo um método testado e validado.

Etapas do laudo para crédito de ICMS

Pesquisa e prospecção de empresas para oferta do laudo para crédito de ICMS

 

Para ganhar tempo durante a oferta do laudo para crédito de ICMS é importante que você tenha uma lista de empresas que pretende entrar em contato. Essa lista pode ser obtida na federação das indústrias do seu estado.

O próximo passo é entrar em contato com a indústria, verificar se eles não estão no simples nacional, se já possuem o laudo para crédito de ICMS (nesse caso, veja quando pretendem atualizar) ou se ainda não possuem esse laudo.

Aproveite e leia também:

Como a contabilidade lança o crédito de ICMS na energia elétrica

 

Elaboração e envio de orçamento do laudo para crédito de ICMS

 

Após entrar em contato com a empresa, apresentar o serviço, surge um momento delicado, saber quanto cobrar pelo laudo para crédito de ICMS. Existem situações em que você irá encontrar uma empresa com uma unidade e outras com diversas unidades.

O valor do serviço precisa estar coerente com o tempo de serviço e com a lucratividade desejada pela sua empresa.

Durante a elaboração do orçamento procure conhecer a fundo a necessidade da empresa e a urgência para realização do laudo para crédito de ICMS.

 

Negociação e aprovação do laudo para crédito de ICMS

 

Nessa etapa você precisa ter cuidado, saber se gerou valor antes de enviar o orçamento do laudo para crédito de ICMS e eliminar toda e qualquer dúvida que possa existir sobre o seu serviço e a proposta apresentada.

No meu caso, geralmente apresento a proposta com faturamento em 5 dias após a entrega do laudo, no entanto, existem empresas que só pagam 30 dias após a entrega do serviço.

Tenha bom senso nessa hora e certifique-se que foram quebradas todas as objeções do cliente sobre a sua proposta.

 

Levantamento em campo para elaboração do laudo para crédito de ICMS

 

Após o seu serviço ser aprovado você vai precisar ir até a indústria para verificar as cargas nas áreas produtivas e não produtivas da empresa, visando medir o consumo de energia nesses locais.

Essa fase é importante considerando as auditorias que são feitas pela Secretária da Fazenda. No vídeo abaixo falo mais sobre esse tema.

 

Elaboração do laudo para crédito de ICMS

 

A última etapa desse serviço é a elaboração do laudo para crédito de ICMS, nesse momento é feito o tratamento de todas as informações, sendo elaborado a memória de cálculo.

O seu laudo deve ser transparente e claro, permitindo que em caso de auditoria o auditor da Secretaria da Fazenda tenha clareza sobre os critérios adotados.

Cabe destacar que em alguns casos de não conformidade pode ocorrer um processo judicial contra indústria. Nesses casos o juiz nomeia um perito, podendo as partes terem assistentes técnicos.

Durante a perícia o seu laudo pode ser verificado e se não for transparente pode deixar você em uma situação delicada com o seu cliente.

Caso queira se especializar nessa área, não deixe de fazer o nosso treinamento com 6 aulas sobre Laudo para Crédito de ICMS. É gratuito e 100% online.

curso-gratuito-de-laudo-para-crédito-de-icms-na-energia-eletrica

 

Conheça outros posts sobre esse tema:

Empreendedorismo para Peritos(as) – Por onde começar

Certificação das Instalações Elétricas – Cases de serviços

Perícia Elétrica Judicial – Debate com especialistas

 

Por | 2021-08-13T09:05:56-03:00 junho 3rd, 2021|Laudo para Crédito de ICMS|

Sobre o autor:

MBA em Gestão Comercial | Engenheiro Eletricista | Eletrotécnico | Técnico em Contabilidade| .Trabalhou como eletricista de redes de distribuição, técnico de projetos, fiscalização de obras, comissionamento e ensaios de equipamentos elétricos em redes de distribuição e usinas hidroelétricas.Fundou a empresa D&M Perícia Elétrica em 2014 e atualmente presta diversos serviços de consultoria elétrica para empresas e condomínios no Brasil.

Deixe um comentário!

WhatsApp chat