contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Como economizar com a tarifa branca?

 

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apresenta uma série de modelos tarifários aplicados aos consumidores por meio das distribuidoras de energia. Entretanto, você já se perguntou se algum desses modelos poderia ajudar com a economia na fatura de energia?

A seguir irei mostrar uma destas possibilidades.

 

O que é a tarifa branca?

 

A tarifa branca taxa o cliente de forma dinâmica pelo consumo de energia em horários específicos. Em outras palavras, em dias de semana é mais vantajoso usar a energia desde a madrugada até a tarde (horário fora ponta). Em contrapartida, aos sábados, domingos e feriados a tarifa branca é aplicada durante todo o dia.

Se você ainda não aderiu ainda à tarifa branca, isto significa que estás na tarifa convencional e, assim, és cobrado por um valor uniforme em reais pela quantidade de kWh consumido, independente do horário.

 

Como a tarifa funciona na prática?

 

Esta nova forma de taxar o consumidor surge como estímulo ao uso da energia elétrica nos horários em que a rede elétrica se encontra ociosa, o que chamamos tecnicamente de horário fora ponta. Com isso, há menos demanda de energia do sistema. Abaixo estão descritas as faixas horárias e a relação com as dinâmicas de consumo energético:

  • 23 h às 17 h 59 min – Hora Fora Ponta: O sistema tende a ficar ocioso, sem demanda de energia, em comparação com a hora ponta;
  • 18 h às 18 h 59 min e 22 h às 22 h 59 min – Hora Intermediária: Instantes em que o sistema elétrico está alterando sua demanda energética, ou seja, é o momento intermediário entre ponta e fora ponta, já custa mais caro usar a energia elétrica nestas horas;
  • 19 h às 21 h 59 min – Hora Ponta: Maior demanda por energia pelos consumidores ao sistema;

 

Como aderir a tarifa branca?

 

Antes de pensar em aderir a este tipo de tarifa, se for um cliente residencial, fique atento se tem vínculo a subsídios sociais e/ou é configurado como cliente baixa renda, visto que tais usuários não podem aderir a tarifa branca.

Para aderir a tarifa branca basta uma ligação, que muitas vezes é para um número gratuito, para a concessionária de energia da localidade em que se encontra a unidade e solicitar a adesão. Com isso, um novo medidor deve ser instalado em até 30 dias a partir da abertura do pedido. Em caso de desistência do uso da tarifa, a concessionária tem o mesmo prazo para retirada do medidor e, desta forma, o consumidor retorna aos padrões convencionais.

 

Benefício da nova modalidade

 

O maior benefício para quem opta pela tarifa branca é a economia. Contudo, ao se enquadrar nessa modalidade esteja atento ao uso de algumas cargas “vilãs’ do sistema. Por exemplo,os  chuveiros elétricos, aquecedores e aparelhos de ar-condicionado. Esses aparelhos devem ser ligados no melhor horário (entre 23 h e 17 h 59 min) garantindo, assim, a economia real de dinheiro na fatura de energia.

 

Cuidados ao aderir à tarifa branca

 

Ao término desta leitura, se ainda não entendeu como economizar com a tarifa branca, busque um profissional especializado na área e retire todas as suas dúvidas. Assim, esse profissional poderá avaliar a necessidade de mudança no padrão de medição da unidade, o que muitas vezes é solicitado pela concessionária antes da instalação do novo medidor.

Além disso, outro quesito importante neste negócio é a realização de um estudo técnico sobre o comportamento dinâmico da utilização da energia elétrica pela unidade. Caso o cliente que opta pela tarifa branca não busca um estudo completo realizado por um profissional competente, o mesmo está se arriscando e possui grandes chances de acabar perdendo dinheiro, por não haver economia real de energia.

Economizar exige estratégias!

 

Veja também:

Por que o disjuntor desarma?

Modelo de laudo de inspeção elétrica para condomínios residenciais

Quanto cobrar por um projeto elétrico?

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2020-02-03T09:11:06-03:00 janeiro 28th, 2020|Dicas técnicas|

Sobre o autor:

Ivan França
Engenheiro Eletricista na Empresa SmartEng - Serviços de Engenharia/ Pós-graduando em Sistemas Elétricos de Potência e Controlador de Operações do Sistema de Distribuição na Bahia (Coelba/Neoenergia). Possui amplo conhecimento em manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia, além de atuar nas áreas de projeto elétrico e eficiência energética. Realizo palestras e treinamentos voltados ao setor elétrico.

6 Comentários

  1. Avatar
    Manoel 4 de fevereiro de 2020 at 09:17 - Reply

    Gostei

    • Ivan França
      Ivan França 5 de fevereiro de 2020 at 12:37 - Reply

      Que bom que gostou, Manoel! Esse artigo tem muito haver com Você que é um empreendedor e pode economizar com a possibilidade de adesão á tarifa branca! Seguimos á disposição!

  2. Avatar
    𝚅𝚊𝚗𝚎𝚜𝚜𝚊 4 de fevereiro de 2020 at 16:56 - Reply

    Parabéns, Ivan!!!!
    Ótimo trabalho o seu!
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • Ivan França
      Ivan França 5 de fevereiro de 2020 at 12:36 - Reply

      Obrigado, Vanessa! O nosso objetivo deve ser sempre disseminar o conhecimento a todos! Vamos construir esse caminho juntos!

  3. Avatar
    Tosta 5 de fevereiro de 2020 at 22:18 - Reply

    Vc é topzeira!! Excelente profissional e ótimo comunicador.

    • Ivan França
      Ivan França 6 de fevereiro de 2020 at 09:24 - Reply

      Top são profissionais como Você que buscam sempre mais conhecimento!

      Se liga, vem muito mais conteúdo por aí!

Deixe um comentário!

WhatsApp chat