contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Quanto cobrar por um projeto elétrico

 

Uma etapa obrigatória (e muito importante) antes de iniciar a elaboração de um projeto elétrico é o envio do orçamento com o valor do serviço. Porém, muitos profissionais têm dificuldade em precificar sua mão de obra e saber quanto cobrar por um projeto elétrico. Dessa forma, acabam se baseando no preço cobrado pela concorrência.

Diante disso, este post vai apresentar 5 itens importantes que devem ser considerados para que você faça um orçamento de acordo com o que realmente acredita valer seu trabalho, sem precisar usar o concorrente como balizador.

 

Visitas ao local durante a elaboração do projeto elétrico

 

Dependendo da situação, pode ser necessário que você vá até o local durante a elaboração do projeto elétrico para realizar levantamentos, aquisição de dados ou averiguar algum caso particular que seja importante para a continuação do trabalho. Inclusive, isso pode ser necessário ser feito mais de uma vez, impactando no tempo de elaboração do serviço e afetando o seu lucro se não planejado antecipadamente.

É essencial, portanto, você estabelecer uma comunicação clara com o contratante para que fique definida a quantidade de visitas e se isso será realmente necessário.

Claro que há exceções e imprevistos podem acontecer, mas isso também pode estar incorporado ao orçamento a fim de que você atenda ao cliente da melhor maneira possível sem ter prejuízos.

 

Horas de trabalho

 

Definir quantas horas de trabalho serão necessárias para a conclusão do projeto elétrico é uma das maiores dificuldades dos profissionais, principalmente quando estão no início da carreira. Entretanto, esta é uma tarefa muito importante e que irá definir o valor da sua hora técnica.

Algo que pode ajudá-lo nessa tarefa é dividir o projeto elétrico em etapas e, com isso, ficará mais claro tudo o que deve ser feito e poderá ser estimado o tempo para completar cada fase.

Além disso, para estabelecer o valor da hora de trabalho é importante que você tenha uma estimativa de quanto deseja faturar no final do mês. Diante disso, você poderá definir quanto projetos, ou outros serviços, precisa pegar para atingir essa meta. Dessa forma, será possível ter um valor base de hora técnica para ser colocada no orçamento. Conforme adquirir experiência você vai refinando estes valores e também ajustando a quantidade de horas para realizar cada serviço.

Cabe destacar que, durante a execução, algumas alterações podem ocorrer, sendo necessário gastos de horas adicionais no projeto. O mesmo ocorre se for preciso atualizar o projeto após a fase final. Diante disso, é importante acordar com o contratante previamente os valores adicionais de cada etapa.

 

Emissão da ART

 

Segundo o Art. 1º da Lei 6.496/77, “todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à “Anotação de Responsabilidade Técnica” (ART).

O Art 3º da mesma lei ainda traz que “a falta da ART sujeitará o profissional ou a empresa à multa prevista […]”.

Portanto, um projeto elétrico deverá estar acompanhado de ART caso o responsável seja engenheiro ou TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) para técnicos. Com isso, o custo deste documento também deverá estar incluso no seu orçamento. Contudo, é importante ressaltar que o valor cobrado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) depende do montante do contrato informado. Para maiores informações consulte o CREA da sua região.

 

Impressão e plotagem

 

Pode parecer banal, mas os custos com impressão e plotagem de itens como memorial descritivo, pranchas, ART e outros documentos necessários ao projeto elétrico podem ter um valor expressivo ao final do serviço e, se não considerados no orçamento, também podem influenciar negativamente na hora de fazer o balanço dos custos.

Consulte algumas gráficas da sua região para saber o valor da impressão colorida, plotagem de pranchas de tamanhos variando de A4 a A0 e encadernação. Uma vez feito isso, você pode estimar um valor médio e colocá-lo no orçamento.

 

Entrega do projeto elétrico e da documentação

 

Fazer a entrega do projeto elétrico e da documentação de maneira virtual como, por exemplo, enviando por e-mail, não é o suficiente. Para fazer a entrega completa o memorial descritivo, pranchas e ART, por exemplo, devem ser impressas e assinadas antes de enviadas ao cliente ou local da obra. Com isso, o custo com impressão, como já mencionado, e com o envio devem ser contabilizados para definir quanto cobrar por um projeto elétrico.

Embora haja situações em que o responsável técnico faz apenas o envio virtual visando a redução de custos, você pode criar uma entrega diferenciada cuidando de como o seu trabalho chega até o cliente aumentando, assim, a percepção de valor por parte dele.

 

Em resumo, é muito importante saber como estabelecer o preço do seu serviço, mas é de extrema importância que o cliente perceba valor no que você está oferecendo.

Muitas vezes a briga está pelo preço porque não se aprendeu a gerar valor para quem contrata seus serviços.

 

Veja também:

Empreendedorismo para engenheiros eletricistas em menos de 5 minutos

Modelo de laudo de inspeção elétrica para condomínios residenciais

3 dicas matadoras para vender serviços de consultoria elétrica com lucro

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2020-01-23T20:40:34-03:00 janeiro 23rd, 2020|Dicas técnicas|

Sobre o autor:

Victor Pecine
Consultor com formação em Engenharia Elétrica e cursando Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética. A experiência em projetos elétricos e inspeções em edifícios e condomínios permitiu também a atuação como professor para cursos técnicos em eletrotécnica lecionando conteúdos de instalações e projetos elétricos, redes de distribuição, subestações e máquinas elétricas. Com a proposta de identificar problemas e irregularidades nas instalações elétricas e propor soluções técnicas para preservar a vida e o patrimônio, fundou a Sênior Consultoria Elétrica.

Deixe um comentário!

WhatsApp chat