contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Palestra: Empreendedorismo – Visão geral do mercado de trabalho

No dia 24/10/18 tivemos a oportunidade de participar da semana acadêmica de engenharia da universidade Estácio de Sá em Curitiba/PR.

Agradecemos aos estudantes que compareceram no evento. A seguir descreve alguns pontos abordados…

 

Impactos da 4º revolução industrial

 

O mundo mudou com uma velocidade pouco percebida por muitos. Altas taxas de desemprego, ansiedade e stress tem impactado uma geração que parece cada vez mais sem rumo.
Uma, duas, três especializações, mestrado ou doutorado já não são mais garantias que irá obter um bom emprego ou de permanência no emprego atual.

A estabilidade passa a ser uma ilusão e as esperanças continuam sendo depositadas em um novo governo que possa mudar a nossa vida, sem a necessidade de nos esforçarmos.

Após viajar por diversos estados a trabalho nos últimos anos, empreender e conhecer a realidade e as necessidades de muitas empresas, além de participar de muitos seminários internacionais, resolvi compartilhar com estudantes um pouco do que vem pela frente…

 

Aposentadoria

 

Começo com alguns dados estatísticos de uma realidade percebida por poucos. Atualmente estamos com pouco mais de 10% da população com idade acima de 60 anos. A previsão é de que em 2050 tenhamos mais de 30% da população acima dessa idade, segundo estudos do IBGE.
Sim, fora isso tem as pessoas de 0 a 18 anos, que poderão representar uns 20% em 2050.
Em termos práticos, quem fica na faixa intermediaria irá representar 50% da força de trabalho. Com essa realidade, poucos irão se aposentar aos 60 anos… De onde sairá o dinheiro da sua aposentadoria? Esse exercício podemos fazer em outro momento…

Os avanços da ciência tem contribuído com o aumento da expectativa de vida. Segundo estudos da ONU, publicados na revista Exame em agosto/18, a população com idade acima de 100 anos no Brasil irá aumentar em 110 vezes em relação aos números atuais.

Sim, iremos viver mais. Em contrapartida, talvez não com mais saúde. Doenças cardíacas e outras como câncer, serão as que mais irão provocar mortes. Tudo isso é reflexo de péssimos hábitos alimentares e da liberação crescente de agrotóxicos em nossos alimentos. Sem falar nos produtos industrializados…

 

Inovação disruptiva

 

Empresas como Netlix da noite para o dia faliram empresários que se mantinham no mesmo modelo de negócio a anos. Hoje está presente em diversos países com equipes inferiores a 50 funcionários em cada pais, gerando um desemprego em massa nesse setor.

Outra estão chegando de leve impactando nossos hábitos de consumo, tais como, Arbnb, Blá Blá Car, Uber, Nubank, entre outras.

Nos supermercados, cinemas e bares já é possível perceber a mudança gradual de pessoas por máquinas.
Em um modelo de educação que vem se tornando uma máquina de fazer dinheiro, sem se preocupar com a qualificação dos profissionais, obter um diploma tem preço até nas melhores instituições do pais com reconhecimento internacional.

Nessa hora podemos pensar no ensino público de qualidade, sim com excelentes professores e também péssimos. Alguns alunos de universidades federais me relataram que existe professores que ainda usam as mesmas transparências e provas de talvez 15 ou 20 anos atrás…

Por esses e outros motivos muitas pessoas estão cada vez mais distantes das novas habilidades e competências necessárias para o novo mercado de trabalho.
Se você se encontra em uma zona de conforto, esperando que talvez um novo governo irá mudar sua realidade, lamento lhe informar, seu salário tende a ser cada vez menor daqui para frente se essa for a sua crença.

 

Novas oportunidades

 

As relações de trabalho, por necessidade de sobrevivência e competitividade de cada pequeno, médio ou grande negócio, tendem a ser cada vez mais entre pessoas jurídicas, ou seja, os profissionais especialistas irão atuar como consultores através do seu próprio CNPJ.

Isso significa que muitos profissionais não terão mais sua carteira assinada, irão abrir uma empresa e prestarão serviço, conforme os resultados gerados. Aumentaram a sua carteira de clientes e resultados financeiros, quanto melhor estiverem preparados para esse novo mercado.

Essa realidade já faz parte de muitas áreas e profissões, inclusive a minha, pois hoje atuo como consultor e tenho um faturamento, compatível com a minha capacidade de gerar resultados aos meus clientes.

A necessidade de buscar o desenvolvimento em áreas que vão além da formação básica, passa a ser uma estratégia de sobrevivência nesses novos tempo e é isso que procuro abordar.

 

“ O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” Winston Churchill

 

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2019-06-23T18:53:09-03:00 outubro 26th, 2018|Palestras, seminários e eventos|

Sobre o autor:

Daniel Machado Duarte
Eletrotécnico |Engenheiro eletricista | MBA em Gestão comercial. Trabalhou como eletricista de redes de distribuição, técnico de projetos, fiscalização de obras, comissionamento e ensaios de equipamentos elétricos em redes de distribuição e usinas hidroelétricas. Fundou a empresa D&M Perícia Elétrica em 2014 e atualmente presta diversos serviços de consultoria elétrica para empresas e condomínios no Brasil.

Deixe um comentário!

Inspeção Elétrica

WhatsApp chat