contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

O que é um prontuário das instalação elétrica?

 

Desde já venho lhe fazer algumas perguntas sobre um prontuário das instalações elétricas:

Qual a importância desse documento para a instalação?

Ele é um item obrigatório segundo a NR 10/2004 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade?

Estas são perguntas importantes que devem ser respondidas e, diante disso, neste post vou lhe mostrar a importância e quais os itens principais para a elaboração do prontuário de uma instalação elétrica.

 

Mas, afinal, o que é um PIE (Prontuário das Instalações Elétricas)?

 

O prontuário das instalações elétricas, conhecido como PIE, é um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores, logo, o seu propósito é sintetizar o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar visando evitar riscos e acidentes com origem elétrica.

 

A NR 10 e o prontuário das instalações elétricas

 

O item 10.2.4 da NR 10 nos evidencia que todas as instalações com carga superior a 75 kW devem possuir e manter o prontuário das instalações elétricas, ou seja, devem ter um conjunto de documentos, diagramas unifilares, procedimentos e, ainda, os devem manter dispostos organizadamente.

Diante disso, o prontuário pode ser definido como uma gaveta de arquivos no qual o mesmo possui diversas divisórias, visto que cada uma delas deverá disponibilizar, no mínimo, os seguintes documentos.

 

Documentação segundo a NR 10

 

“Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e inquestionavelmente correlacionada a esta NR, assim como as medidas de controles existentes”;

Exemplo: Planejamento de todas as instruções técnicas de intervenção em uma instalação elétrica.

 

“Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos”;

Exemplo: Periodicamente a empresa deve fazer laudos de inspeção com objetivo de atestar ou garantir a correta operação dos sistemas elétricos. Esses documentos devem ficar armazenados e disponíveis para eventuais autorias feitas pelo Ministério do Trabalho. Cabe destacar que mais importante que a preocupação com as auditorias é a preocupação com a segurança dos colaboradores.

 

“Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina a NR 10”;

Exemplo: A empresa deve ter um mapeamento das atividades, sendo necessário avaliar qual tipo de equipamento de proteção se aplica para cada atividade. Durante a analise preliminar de risco deve ser especificado os equipamentos obrigatórios para realização da atividade. Cada equipamento deve possuir um CA (Certificado de Aprovação).

 

“Documentação comprobatória de qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados”;

Exemplo: No PIE deve estar contido os certificados dos profissionais de maneira compatível com a função que exercem, incluindo os cursos deNR-10 com as respectivas reciclagens feitas ao longo do tempo.

 

“Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva”;

Exemplo: Envio das luvas para ensaio em laboratório credenciado pelo INMETRO, mantendo os certificados organizados e dentro dos respectivos prazos.

 

“Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas”;

Exemplo: Como área classificada, podemos citar, locais com elevado risco de explosão. Os equipamentos instalados nesses locais precisam passar por ensaios especiais com uma certa frequencia, essas informações precisam ser armazenadas junto ao P.I.E.

 

“Relatório técnico das inspeções (RTI) atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f””.

Exemplo: Muitas empresas fazem um laudo de adequação a NR-10 com objetivo de mapear os itens que precisam ser adequados. Nem todos itens são feitos na mesma hora, sendo necessário um plano de ação, de acordo com os recursos financeiros da empresa. Esse planejamento também deve estar no PIE.

 

NR 10 e seu subitem 10.2.3

 

“As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas, dos seus estabelecimentos assim como as especificações de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.”

Eis um item que a grande maioria das empresas não cumpre e, em decorrência deste não cumprimento, gera-se uma série de riscos como, por exemplo, de um profissional levar um choque elétrico de forma fatal dentro da organização.

Na prática o Prontuário das Instalações Elétricas, nada mais é do que um local onde estão armazenadas todas informações que garante e comprovam a preocupação da empresa com a segurança da edificação e dos colaboradores, devendo estar organizado e acessível a qualquer momento, em caso de auditoria interna ou externa.

Diante dessas informações passadas a vocês, profissionais da elétrica, fica evidente como precisamos conscientizar as pessoas sobre a importância de se elaborar e manter atualizado este prontuário das instalações elétricas. Sem ele, a organização pode estar pondo em risco não só seu patrimônio como também a vida dos profissionais dentro dela.

 

Veja também:

Quando fazer uma manutenção elétrica?

Incêndio no Flamengo – Opinião Técnica do Engenheiro Eletricista

Adicional de periculosidade com eletricidade – Descubra se você tem direito

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2020-02-09T23:11:20-03:00 janeiro 24th, 2020|Dicas técnicas|

Sobre o autor:

Leandro Brandão
CEO da Brandão Engenharia & Consultoria Eletrica, Engenheiro Eletricista, pós graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho. Experiência em manutenção elétrica industrial, elaboração de projetos elétricos, sistemas de energia ininterrupta, coordenação e gerenciamento de projetos elétricos e fotovoltaicos, gerenciamento de energia, iluminação pública e elaboração de laudos e vistorias em instalações elétricas. Com a experiência adquirida com o passar dos anos pude também atuar como professor ministrando aula de para cursos técnicos e cursos profissionalizante.

Deixe um comentário!

WhatsApp chat