contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Introdução sobre a NR-10

 

A NR-10 é uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que trata sobre a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Abaixo transcrevo um texto da norma sobre o objetivo e o campo de aplicação:

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Em resumo, se você tem uma empresa (isso inclui condomínios) é necessário zelar pela segurança dos colaboradores, atentando as exigências da NR-10.

 

Um olhar crítico sobre as negligências com a NR-10

 

A NR-10 passou por uma grande mudança em 2004, sofrendo pequenas mudanças em 2016. Fato é que muitas indústrias e condomínios não atendem as exigências normativas, cujo objetivo principal e garantir a segurança dos trabalhadores.

Irei relacionar os principais problemas que encontro em muitas empresas no Brasil:

– Falta de diagrama unifilar atualizado;

– Disjuntores e painéis elétricos sem identificação;

– Painéis elétricos com contato direto com partes energizadas;

– Empresas sem elaboração de OS (ordem de serviço) e APR (analise preliminar de risco);

– Funcionários sem treinamento adequado. Alguns deveriam fazer o curso de 40h e a empresa contrata um curso de 8h ou 20h e considera como um treinamento completo;

– Poucas empresas tem um prontuário das instalações elétricas.

A grande maioria dos problemas citados e relacionados ao não atendimento da NR-10, poderiam ser resolvidos com baixo custo e com boa vontade. Podendo reduzir muito a possibilidade de acidente com energia elétrica nas indústrias.

Nessa hora, se você trabalha em uma indústria fica muito fácil transferir a sua responsabilidade e dizer que a culpa é de outra pessoa, setor ou então do dono da empresa.

A grande questão é o que você como um profissional que trabalha na linha de frente pode fazer para aumentar a sua segurança? Não é necessário você levar um choque que pode provocar a sua morte para que outro vá até o local e diga que tem algo errado e a culpa é da empresa.

 

NR-10 para prestadores de serviço

 

A NR-10 pode ser uma ótima oportunidade de criar novos serviços, muitos síndicos de condomínios, gerentes e donos de empresas procuram profissionais que tenham conhecimento prático nessa área. A grande maioria dos profissionais da área elétrica realiza o treinamento teórico mas tem muita dificuldade em converter o que está escrito na norma para um contexto prático, focado em solução dos problemas.

No outro extremo temos profissionais que tem um amplo conhecimento sobre à NR-10 mas não sabem conversar com o cliente, trabalhar os problemas de maneira fracionada, focado em resolver os itens mais críticos e posteriormente os com menor gravidade.

Geralmente os prestadores de serviço desse tipo desenham para o cliente um mundo ideal teórico, diria que até assustando o possível cliente, fazendo ele perder o interesse em adequar a edificação as exigências da NR-10.

 

NR-10 para funcionários da área de manutenção elétrica (indústria)

 

Olhe para a sua empresa como se ela fosse sua, não importa se acha que o seu salário está ótimo ou se deveria receber mais. Estou falando de uma preocupação com a sua segurança e com a dos seus colegas.

Nas empresas poucas pessoas se preocupam com ir um pouco além do básico, se quer fazer a diferença, essa é uma ótima oportunidade.

Veja algumas dicas do que pode fazer na sua empresa:

– Avalie se os quadros elétricos estão com circuitos identificados. Caso não estejam procure identificar os circuitos. Peça para área de comprar providenciar uma. O custo é baixo e elimina muitos riscos, principalmente para quem é de fora da empresa e vai realizar um serviço pontual;

– Observe se nos quadros elétricos existe contato direto com partes energizadas. Caso necessário providencie uma proteção de acrílico ou metálica para evitar o contato direto ao manobras os disjuntores. Se melhorar um quadro por semana é bem provável que em menos de 3 meses já tenha resolvido quase tudo;

– Estude a NR-10 e comece apresentando propostas com baixo custo. Tire fotos antes e depois e apresente os resultados do seu trabalho com objetivo de convencer a diretoria sobre novos investimentos;

– Elabore um plano de ação baseado focado na redução do risco e na gravidade da situação. Se tiver dificuldades ou falta de tempo para fazer isso tudo, converse com o seu gerente e contrate uma consultoria. Acompanhe o trabalho e aprenda tudo sobre o tema.

 

NR-10 para gerentes e donos de empresas

 

Lembre-se, a sua empresa só existe por ter funcionários que fazem os processos andarem. Refletir sobre isso nos faz mudar o foco do produto passando a ser a segurança das pessoas em primeiro lugar, não somente como um discurso hipócrita debatido na semana de prevenção de acidentes.

A grande questão é que se caso ocorra um acidente com um funcionário e isso provocar a morte do mesmo. O Fluxo natural é o juiz nomear um perito para avaliar as negligências da empresa e dos responsáveis em garantir a segurança dos funcionários.

Mesmo que não seja da área técnica, se preocupe em levar bons treinamentos para os seus colaboradores. O curso de NR-10 de 40h ou o de reciclagem não é algo para cumprir tabela atendendo as exigências do Ministério do Trabalho.

Transferir a responsabilidade para o funcionário dizendo que ele deveria saber o que fazer, sem dar tempo e recurso é uma ótima forma de tentar tirar o seu da reta.

Fato é que quando os problemas acontecem ficam muito fácil achar os culpados. Infelizmente muitas pessoas morrem em nosso pais e tudo fica por isso mesmo, até quando isso vai permanecer? Na minha opinião, está mais do que na hora de começarmos a responsabilizar os culpados.

 

NR-10 para condomínios residenciais

 

Uma dúvida entre muitas pessoas é se as exigências da NR-10 se aplicam para condomínios. A resposta é sim… Nesses locais existem funcionários e o condomínio tem por obrigação garantir a segurança dos prestadores de serviço que atuem de maneira direta ou indireta nas suas instalações.

Baseado nessas considerações resolvemos fazer um Workshop sobre Inspeção Elétrica Predial com 4 aulas online, gratuitas sobre para quem pretende fazer laudos de inspeção predial. No Workshop você poderá conhecer um pouco mais sobre as oportunidades que irá encontrar e como pode se destacar:

Aula 01- Realidade das Instalações Elétricas no Brasil;

Aula 02 – Benefícios da Inspeção Elétrica para o condomínio;

Aula 03 – Benefícios para os prestadores de serviço;

Aula 04 – 5 Cases de Inspeção Elétrica.

Infelizmente em condomínios a NR-10 é uma coisa que tem ficado de lado, sendo necessário uma orientação para os síndicos sobre a importância do tema. Surge ai uma grande oportunidade para quem deseja se especializar nessa área e prestar serviço de consultoria.

Em nosso site você pode se inscrever para o Workshop de Inspeção Elétrica Predial

Workshop de Inspeção Elétrica Predial Gratuito

 

 

Considerações finais sobre a NR-10

 

O que expus até o momento sobre a NR-10 e os profissionais envolvidos, pode parecer pesado, por vezes ofensivo, no entanto, o número de acidentes e mortes por bobeira, podem ser traduzidos na indignação desse manifesto.

O despreparo e o desconhecimento sobre o tema em um momento onde a grande maioria das pessoas tem acesso a internet gratuitamente, não justifica qualquer negligência sobre o tema.

Cabe a cada um empregados e empregadores assumir o seu papel de responsabilidade com um único objetivo. Não aceitar que ocorra um acidente no seu local de trabalho.

 

 

Veja também:

Adicional de periculosidade com eletricidade – Descubra se você tem direito

Mini Disjuntor, Disjuntor Caixa Moldada e Disjuntor Caixa Aberta – Você sabe a diferença?

Laudo Elétrico – Conheça os benefícios para condomínios e indústrias

Por | 2019-04-18T20:36:48-03:00 fevereiro 4th, 2019|Consultoria Elétrica - Dicas para Profissionais|

Sobre o autor:

Empresário | Consultor de Empresas para Posicionamento Estratégico.Especialidades Técnicas: Laudo para Crédito de ICMS | Certificação Elétrica | Fraude no Consumo de Energia Elétrica.Formação: MBA em Gestão Comercial | Engenheiro Eletricista | Eletrotécnico | Técnico em Contabilidade.Fundou a empresa Perícia Elétrica em 2014 e atualmente presta diversos serviços de Perícia Elétrica em mais de 10 estados do Brasil.Atualmente tem mais de 1.500 alunos em todos estados do Brasil na área de Perícia Elétrica, através dos seus cursos de capacitação técnica pela Perícia Elétrica.

Deixe um comentário!

WhatsApp chat