contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

O que é um memorial descritivo?

 

O memorial descritivo é um importante item que compõe a documentação de um projeto elétrico. No item 6.1.8.1 da NBR 5410/2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão estão definidos todos elementos que devem ser entregues ao cliente e, entre eles, o memorial.

            “A instalação deve ser executada a partir de projeto específico, que deve conter, no mínimo:

a) plantas;

b) esquemas unifilares e outros, quando aplicáveis;

c) detalhes de montagem, quando necessários;

d) memorial descritivo da instalação;

e) especificação dos componentes (descrição, características nominais e normas que devem atender);

f) parâmetros de projeto (correntes de curto-circuito, queda de tensão, fatores de demanda considerados, temperatura ambiente etc.).”

 

Quando entregar o memorial descritivo?

 

De acordo com o item 6.1.8.2 da NBR 5410, assim que a execução do projeto for concluída toda a documentação deverá ser revisada para “corresponder fielmente ao que foi executado (documentação “como construído”, ou “as built”)” e, dessa forma, ser entregue ao proprietário. Apesar de determinado por norma, há situações em que esses documentos não são entregues pelo profissional, não estão completos ou, muito comum de acontecer, não foram revisados para adequação conforme a execução no local. Mas, afinal, quais as informações que devem estar no memorial descritivo?

 

Quais as informações que devem estar neste documento?

 

Para responder esta pergunta é necessário consultar a NR 10/2004 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade. O item 10.3.9 apresenta que “o memorial descritivo do projeto deve conter, no mínimo, os seguintes itens de segurança:

a) especificação das características relativas à proteção contra choques elétricos, queimaduras e outros riscos adicionais;

b) indicação de posição dos dispositivos de manobra dos circuitos elétricos: (Verde – “D”, desligado e Vermelho – “L”, ligado);

c) descrição do sistema de identificação de circuitos elétricos e equipamentos, incluindo dispositivos de manobra, de controle, de proteção, de intertravamento, dos condutores e os próprios equipamentos e estruturas, definindo como tais indicações devem ser aplicadas fisicamente nos componentes das instalações;

d) recomendações de restrições e advertências quanto ao acesso de pessoas aos componentes das instalações;

e) precauções aplicáveis em face das influências externas;

f) o princípio funcional dos dispositivos de proteção, constantes do projeto, destinados à segurança das pessoas;

g) descrição da compatibilidade dos dispositivos de proteção com a instalação elétrica.”

 

Além disso, o item 6.1.8.3 da NBR 5410 estabelece que, para locais onde não há equipe de operação das instalações elétrica composta por pessoal advertido ou qualificado como, por exemplo, em casas e ambientes comercias, deve ser entregue um manual do usuário redigido de forma clara para que leigos em eletricidade possam compreender o conteúdo. Esse manual deve conter, no mínimo:

a) esquema(s) do(s) quadro(s) de distribuição com indicação dos circuitos e respectivas finalidades, incluindo relação dos pontos alimentados, no caso de circuitos terminais;

b) potências máximas que podem ser ligadas em cada circuito terminal efetivamente disponível;

c) potências máximas previstas nos circuitos terminais deixados como reserva, quando for o caso;

d) recomendação explícita para que não sejam trocados, por tipos com características diferentes, os dispositivos de proteção existentes no(s) quadro(s)”.

 

A importância do memorial descritivo

 

A partir da NBR 5410 e da NR 10 fica claro que a elaboração do memorial descritivo é uma etapa de extrema importância dentro de um projeto elétrico. Embora nesse documento deva constar todas as informações técnicas relacionadas à segurança da instalação e a execução da obra elétrica, ainda há profissionais que negligenciam isso e não desenvolvem nada mais que uma prancha com indicação de pontos elétricos dimensionados de forma duvidosa.

Com isso, a diferenciação do seu serviço começa nos detalhes. Entregar ao cliente uma documentação completa e com linguagem que ele possa compreender de forma clara irá fazer você se diferenciar da concorrência na elaboração e entrega de um projeto elétrico.

Por fim, cabe destacar que é necessário consultar sempre a última versão vigente das normas, pois  podem ocorrer alterações nos itens citados tanto na NBR 5410 quanto na NR 10.

 

Veja também:

3 comandos indispensáveis para blocos no AutoCAD

Empreendedorismo para engenheiros eletricistas em menos de 5 minutos

Quanto ganha um engenheiro eletricista recém formado?

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2020-01-21T10:15:26-03:00 janeiro 21st, 2020|Dicas técnicas|

Sobre o autor:

Victor Pecine
Consultor com formação em Engenharia Elétrica e cursando Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética. A experiência em projetos elétricos e inspeções em edifícios e condomínios permitiu também a atuação como professor para cursos técnicos em eletrotécnica lecionando conteúdos de instalações e projetos elétricos, redes de distribuição, subestações e máquinas elétricas. Com a proposta de identificar problemas e irregularidades nas instalações elétricas e propor soluções técnicas para preservar a vida e o patrimônio, fundou a Sênior Consultoria Elétrica.

4 Comentários

  1. Avatar
    Waldemar Possoli 22/01/2020 at 08:55 - Reply

    Bom dia Vitor
    Excelente trabalho e comportamento exemplar de um profissional que busca a qualidade e segurança das pessoas e do patrimônio.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Waldemar Possoli

    • Victor Pecine
      Victor Pecine 22/01/2020 at 14:10 - Reply

      Oi, Waldemar
      Espero poder contribuir com a evolução dos profissionais da área elétrica e também com a segurança das instalações elétricas no Brasil.

      Obrigado por acompanhar o trabalho e pelo comentário.
      É o nosso combustível para continuar essa jornada.

  2. Avatar
    José Alves Filho 23/01/2020 at 20:10 - Reply

    Olá! Parabéns pela vossas experiências..

    • Victor Pecine
      Victor Pecine 23/01/2020 at 20:20 - Reply

      Olá, José

      Obrigado pelo comentário.
      Cada vez mais devemos compartilhar para multiplicar nosso conhecimento.

Deixe um comentário!

WhatsApp chat