contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Benefícios para os profissionais do setor elétrico

 

Considerando o número de instalações elétricas feitas de maneira irregular do Brasil, os síndicos tem muita dificuldade para montar um plano de ação, visando adequar as edificações, eliminando os riscos de choque elétrico e incêndio.

O laudo de inspeção elétrica é um documento completo que pode ser feito por eletrotécnicos ou engenheiros que se especializaram na área de instalações elétricas. O valor desse serviço pode passar facilmente de R$ 3.000,00, cabe destacar que é um trabalho especializado e que exige uma grande responsabilidade e cuidados durante a elaboração desse documento por parte do profissional.

Uma realidade do mercado é que existem empresas que vão até os condomínios, tiram algumas fotos e apresentam laudos simplificados de maneira negligente. Caso aconteça um acidente no local o profissional que fez esse laudo certamente será responsabilizado. Sabendo dessa realidade e do número de acidentes que não param de crescer no Brasil, tem aumentado muito as solicitações por esse tipo de serviço.

Recentemente no município de Montes Claros/MG foi notificado pela gerencia do trabalho, sendo necessário fazer 180 laudos para avaliar as instalações elétricas, tendo 120 dias para concluir os laudos.

A matéria completa pode ser acessada no link abaixo:

Município precisará fazer 180 Laudos das Instalações Elétricas

O potencial de faturamento em prestação de serviços de consultoria pode ultrapassar facilmente R$ 360.000,00 em serviços que podem ser feitos com baixo investimento inicial.

 

Benefícios do Laudo Elétrico para os Condomínios

 

Ao contratar uma empresa, a fim de elaborar um laudo elétrico para o seu condomínio, será feita uma perícia elétrica minuciosa, uma avaliação da edificação, com o objetivo de evitar incêndios de origem elétrica, bem como choques elétricos.

Ao longo do tempo, os condomínios vão sofrendo inúmeras alterações nas instalações elétricas. Cada síndico que entra, contrata um prestador de serviço, muitas vezes sem a preocupação de inspecionar a qualidade do serviço realizado.

Além disso, muitos prestadores de serviço que atendem condomínios, nunca sequer, realizaram um curso de eletricidade, não sabendo dimensionar condutores, cabos e outros componentes das instalações elétricas.

Antes de mais nada, é preciso entender essa realidade e pensar na segurança da sua família e do seu patrimônio. A realização de uma perícia elétrica não deve ser vista como uma despesa, e sim, como uma medida preventiva de segurança.

Outro benefício é o atendimento às leis municipais e estaduais. Dependendo da região, devido a importância dos laudos para instalações elétricas, estes devem ser realizados anualmente.

Cabe destacar que, em caso de acidente, constatado que houve negligência por parte do síndico, o mesmo pode responder judicialmente.

Em suma, com um laudo para instalação elétrica, o síndico tem uma visão geral das condições das instalações elétricas. Após, poderá propor aos moradores um plano de manutenção que visa a segurança da edificação, caso necessário.

 

A cada quanto tempo preciso elaborar um laudo elétrico?

 

Se formos pensar em legislação, em algumas cidades ele é obrigatório anualmente, em outras a cada 3 ou 5 anos. Mas na grande maioria das cidades, não existe uma definição de tempo para elaborar esses laudos.

Excluindo o fato da obrigatoriedade legal e considerando os riscos que encontramos, diariamente, nas edificações, a elaboração esse laudo para instalações elétricas a cada 2 anos, certamente, evitará muitos incêndios e choques elétricos nas edificações.

É uma questão de bom senso, basta avaliar o aumento crescente de incêndios nas edificações e refletir sobre os riscos.

 

Como é feito um laudo elétrico (termo popular)?

 

O laudo elétrico ou laudo para instalações elétricas, basicamente é dividido em 3 etapas, contemplando:

1º) Vistoria nas instalações elétricas;

2º) Elaboração do laudo técnico com um diagnóstico das instalações elétricas;

3º) Apresentação do laudo em reunião para esclarecimento de dúvidas.

Durante as vistorias elétricas são feitos diversos ensaios e inspecionados diversos itens da edificação.

Caso queira se especializar nessa área temos um treinamento 100% online, completo, onde você irá aprender tudo que precisa para trabalhar nessa área.

>>> Treinamento de Laudo de Inspeção Elétrica <<<

 

Em nosso blog você encontrará muitos assuntos, veja também:

3 dicas matadoras para vender serviços de consultoria elétrica com lucro

Laudo para Crédito de ICMS da energia elétrica – Como aprender a fazer esse laudo em pouco tempo

Perícia Elétrica Judicial e Extrajudicial – Principais Diferenças

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2019-09-26T11:07:44-03:00 outubro 3rd, 2018|Consultoria Elétrica|

Sobre o autor:

Daniel Machado Duarte
MBA em Gestão Comercial | Engenheiro Eletricista | Eletrotécnico | Técnico em Contabilidade| . Trabalhou como eletricista de redes de distribuição, técnico de projetos, fiscalização de obras, comissionamento e ensaios de equipamentos elétricos em redes de distribuição e usinas hidroelétricas. Fundou a empresa D&M Perícia Elétrica em 2014 e atualmente presta diversos serviços de consultoria elétrica para empresas e condomínios no Brasil.

Deixe um comentário!

Inspeção Elétrica

WhatsApp chat