A inspeção termográfica ou termografia é um ensaio não destrutivo que se baseia em recursos ópticos e térmicos. Dessa forma, a partir da sensibilidade infravermelha é possível medir e conhecer pontos com alta emissividade de calor. Esta análise objetiva-se por informar as condições térmicas a que os equipamentos elétricos e seus componentes podem estar submetidos.
Parâmetros térmicos de falha
Não basta obter a imagem termográfica e também é necessário que a mesma seja interpretada para que o possível defeito seja tratado em sua causa raiz, evitando a possibilidade de falhas e retrabalhos!
Abaixo apresenta-se um critério oriundo de experimentos técnicos em uma concessionária de distribuição, que classifica e relaciona a gravidade de possíveis ocorrências com as temperaturas registradas pelo termovisor.
Equipamentos passíveis de inspeção da temperatura
Os equipamentos que possuem partes metálicas, conexões diretas ou indiretas com a rede elétrica devem passar por análises termográficas semestralmente em rede de baixa tensão. Em se tratando da rede de média tensão, a normativa 669 da ANEEL, recomenda que sejam feitas inspeções anualmente em tais instalações.
Durante a execução deste tipo de ensaio, os equipamentos precisam estar ligados para que a circulação de corrente elétrica se dê devidamente, para que o aquecimento seja evidenciando de forma clara e em sua real intensidade. Motores, geradores, transformadores, disjuntores, fusíveis, condutores, barramentos e outros dispositivos por onde fluem corrente elétrica em carga são passíveis de inspeção termográfica.
Impactos e benefícios da inspeção da temperatura para a manutenção
É de extrema importância que consumidores residenciais, comerciais e industriais estejam atentos ao risco de incêndio oriundo de um ponto de sobreaquecimento. Ao detectar anomalias térmicas em instalações e equipamentos, é de suma importância que isto seja tratado com auxílio especializado de um profissional da área. À medida que um equipamento está manutenido, é garantido que o mesmo esteja menos suscetível a falha, o que garante melhores condições de segurança operacional.
“Prevenir é melhor que remediar! ” – A segurança de nossas instalações devem ser prioridade!
Veja também:
Impactos da oscilação de tensão nas instalações elétricas
Cabos irregulares | Uma realidade nas instalações elétricas do Brasil
Manutenção elétrica em condomínios – Cuidados ao contratar um eletricista
Deixe um comentário!