contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Engenharia elétrica EAD vale a pena?

Creio que você esteja pensando em cursar engenharia elétrica EAD (ensino a distância) e tem muitas dúvidas. Dessa forma, vou tentar ajudar…

Em síntese, seu diploma, após formado, lhe dará as mesmas atribuições profissionais, independentemente de onde você irá se formar. Se o curso engenharia elétrica EAD escolhido, for reconhecido pelo MEC, quando concluir você será considerado um profissional qualificado. Após, quando obtiver um registro junto ao CREA passará a estar habilitado. Assim poderá exercer a profissão, como todo e qualquer engenheiro eletricista formado no Brasil.

 

Melhores cursos de engenharia elétrica

 

Geralmente, quem se formou principalmente nas décadas passadas dava muito valor ao nome da universidade onde você se formou. Classificavam previamente os “bons profissionais” pela universidade onde se formou, sem considerar as suas habilidades, competências, determinação e foco. O mundo mudou, se quer fazer a diferença como engenheiro eletricista, não importa onde se formou e sim o quanto você sabe sobre o que está oferecendo. Com o uso da internet, tempo e dedicação você pode ter acesso a qualquer informação e se tornar um especialista em qualquer área.

O que quero dizer até aqui é que não importa onde você irá se formar e sim como você irá se preparar para as novas necessidades do mercado. As competências que um eletricista, eletrotécnico ou engenheiro eletricista precisam ter hoje são muito diferentes do que era necessário no passado, assim como irão continuar mudando no futuro.

Particularmente comecei minha carreira há mais de 15 anos. Trabalhei como eletricista de redes de distribuição, eletrotécnico e atualmente sendo engenheiro eletricista presto serviço de consultoria em diversas regiões do Brasil. Enfim, o que escrevo é um ponto de vista está baseado nesta experiência que vi, vivi e vivo que quero compartilhar com você. A principio, isso é algo que não irá encontrar em livros ou na opinião de pessoas que estão estáveis ou trabalham a muito tempo no mesmo local.

 

O que um engenheiro eletricista faz?

 

Essa é uma dúvida muito comum durante o início do curso. A realidade e a prática são muito diferentes, nem tudo é como imaginamos ser, e muitas vezes só percebemos isso após gastarmos um tempo precioso.

Dessa forma, é importante conhecer um pouco da rotina dos profissionais que trabalham com projeto elétrico, manutenção elétrica, gerencia e coordenação de obras. Afinal, conhecendo um pouco dessa rotina, poderá avaliar com qual se identifica mais, se preparando melhor para atuar nessa área.

Se tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre eletricidade conheça nossa página, instagram ou Youtube. Temos muito conteúdo que poderá te ajudar a compreender melhor as atividades feitas por eletricistas, eletrotécnicos e engenheiros eletricistas.

Quer ampliar seus conhecimentos sobre eletricidade?

Conheça nossa página sobre Perícia Elétrica no Facebook acessando esse link.

 

Planejamento da carreira como engenheiro eletricista

 

Logo, por mais difícil que seja, nunca foi tão necessário ter uma clareza sobre a sua carreira de maneira antecipada. Com tanta informação você precisa se posicionar entre 3 principais oportunidades que irá encontrar:

  • Empreendedor
  • Prestar concurso
  • Trabalhar para empresas no setor privado

Além disso, é necessário identificar, assim que possível, que tipo de profissional você está se preparando para ser:

  • Especialista na área técnica
  • Gestor de pessoas
  • Profissional técnico da área comercial

Ao mesmo tempo, se conhecer e tentar obter essas respostas poderá dar um bom norte sobre a melhor forma de cursar engenharia elétrica. É fato que em um curso presencial seu rendimento, esforço e aprendizado poderão ser maiores, principalmente por conta da disciplina de estudo e análise crítica que poderá fazer em sala de aula.

 

Engenharia Elétrica – Vantagens e desvantagens de cursar no formato EAD (ensino a distância)

 

O curso de engenharia elétrica, assim como outras engenharias, exige muito do aluno. Listas e listas de exercícios para serem feitos, alguns com tempo de resolução podem facilmente ultrapassar 1h. Frequentemente irá receber listas contendo mais de 100 exercícios por disciplina? Acredite, você irá passar por isso.

Logo, você poderá se dar muito bem em uma disciplina do semestre e ter muita dificuldade em outra. Definitivamente, ter um grupo de estudos é fundamental para potencializar seus resultados, sendo muito mais fácil montar esses grupos em um curso presencial.

Como opinião pessoal, após cursar engenharia elétrica no formato presencial, acredito que esse formato poderá potencializar seus resultados. Afinal, os estudos em grupos irão lhe estimular e as dúvidas dos outros alunos, ajudarão no seu desenvolvimento técnico.

A principio, o curso de engenharia elétrica EAD, novamente na minha opinião, se enquadra melhor para estudantes que são auto didatas, possuem muita disciplina e foco. Se você não tiver esse perfil terá somente um diploma para colocar na sua estante, com pouca chance de conseguir atuar na área. Por outro lado, se fizer um curso presencial e não se dedicar, passará pela mesma situação.

Logo, não importa onde você irá terminar o curso de engenharia elétrica e sim como você vai continuar se preparando e se desenvolvendo após concluir o curso. Isso é o que fará diferença na sua carreira.

 

Competências e habilidades do futuro para engenheiros eletricistas

 

Agora vamos pensar sobre alguns fatores que, de fato, farão diferença na sua carreira:

  • Procure entender o que precisa ser feito para atingir o resultado desejado e foque nisso, até atingir;
  • Muitos engenheiros eletricistas ainda vivem em um quadrado, pensando somente nas questões técnicas. Estude novos temas não ligados a engenharia e torne-se um profissional multidisciplinar;
  • Habilidades como falar em público e a capacidade de fazer negociações estratégicas passam a ser fundamentais para o seu sucesso;
  • O conhecimento técnico de engenharia está ao alcance de todos, nunca foi tão fácil aprender algo, como atualmente. A grande questão é avaliar quais sãos os novos conhecimentos que merecem seu investimento de tempo e dinheiro.

Enfim, o que estou tentando dizer até aqui é que não existe resposta pronta. Em conclusão, você precisa identificar o que está buscando, estar ciente de que o estudo é continuado e ininterrupto daqui para frente. Ainda mais se quiser se diferenciar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.

 

Que tipo de engenheiro eletricista você quer ser?

 

Em termos práticos, o número de vagas para engenheiro eletricista em concurso e no setor privado estão cada vez menores. Dessa forma, se quiser fazer a diferença, solucione problemas e melhore a vida das pessoas, indiferente da instituição que se formar.

Assim, estará se colocando em um topo da pirâmide, se destacando da grande massa!

Meu nome é Daniel Machado Duarte, sou apaixonado pelo que faço, espero poder ter contribuído com a sua escolha. Acredito fielmente que tudo que fazemos para o outro retorna para nós mesmo, sejam as coisas boas ou ruins. Use a sua profissão para isso no futuro e crie coisas boas para um mundo melhor.

 

Se quiser conferir a reportagem da revista exame, acesso o link:

https://exame.abril.com.br/carreira/quanto-ganham-os-engenheiros-no-brasil/

 

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro eletricista recém formado?

O que é uma vistoria elétrica? Ela evita incêndio e choque elétrico nas edificações?

 

Compartilhe com seus amigos!
Por | 2019-05-31T18:32:13-03:00 setembro 11th, 2018|Carreira - Setor Elétrico|

Sobre o autor:

Daniel Machado Duarte
MBA em Gestão Comercial | Engenheiro Eletricista | Eletrotécnico | Técnico em Contabilidade| . Trabalhou como eletricista de redes de distribuição, técnico de projetos, fiscalização de obras, comissionamento e ensaios de equipamentos elétricos em redes de distribuição e usinas hidroelétricas. Fundou a empresa D&M Perícia Elétrica em 2014 e atualmente presta diversos serviços de consultoria elétrica para empresas e condomínios no Brasil.

Deixe um comentário!

Inspeção Elétrica

WhatsApp chat