contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Por vezes, sabemos que o desenvolvimento de projetos elétricos tende a se tornar um pouco mais complexo do que esperamos.

Revisões e alterações de layout são acontecimentos comuns e que tendem a drenar o lucro que temos, pois dão trabalho e por vezes alterações não são cobradas a parte.

Para melhorar a produção de projetos e se tornar mais competitivo, criamos uma série de postagens que acerca de alguns hábitos que ajudam – e muito – a otimizar o tempo de projeto.

 

O que é uma pena nos projetos elétricos?

 

Muito se relaciona a expressão “pena” com aquele que escreve ou desenha, se tratando de um antecessor da caneta, se formos falar num conceito histórico.

Historicamente, a NBR 8403/84 – Aplicação de linhas em desenhos – tipos de Linhas – Larguras de linhas, especifica no item 3.3 que cada caneta técnica com espessura diferente deve ser de uma determinada cor.

Atualmente, pensando em CAD*, a pena é uma correlação da cor exibida na tela durante o projeto e o que será impresso no papel.

Imagine que na minha configuração de pena, a cor Cyan (pena 04), represente uma linha que deva ser plotada como espessura 0,40 mm e cor 07 (preta) – raciocínio semelhante as cores das canetas!

As penas serão configuradas naquilo que chamamos de tabela de plotagem.

 

Pena projetos elétricos

Figura 1 – Exemplo de Tabela de Plotagem

 

No desenho aparece uma linha de espessura padrão, o que facilita a visualização do desenho, e uma cor específica na tela. Quando for impresso, o projeto dispõe a configuração da pena em espessura e cor.

 

tabela de cores projeto elétrico

Figura 2 – Plotagem sem utilização configuração de penas.

 

Dica 1: Faça suas penas e as mantenha padrão nos projetos elétricos

 

Pode parecer uma coisa simples e que todo projetista faz, mas é impressionante o número de profissionais projetistas que não dominam o assunto.

As vantagens dessa padronização:

  1. Possibilidade de ver como está ficando o projeto através do comando de plotagem (no caso do AutoCad, PLOT);
  2. Na necessidade de novos desenhos, você já sabe quais cores e configurações usar;
  3. Rapidez e facilidade na hora de elaborar o desenho;
  4. Organização de elementos de desenho, deixando o arquivo mais leve e mais acessível para quem o abrir.

Portanto, como padrão, é sugerido que mantenha as primeiras cores (01 a 09), com a cor preta e espessuras crescentes. As demais cores, mantenha na mesma espessura e cores de acordo com o código da pena (selecione BYCOLOR). Observe a Figura 1 para entender melhor.

 

tabela de cores projeto elétrico

Figura 3 – Plotagem com pena padrão

 

Se no projeto que estiver sendo desenvolvido existir a necessidade de usar linhas com cores específicas com espessuras diferentes do padrão, analise se existe este tipo de serviço de forma corriqueira. Se não, não configure a pena, altere o peso nas Propriedades da linha (para AutoCad, selecione a linha e digite PROP. Altere as configurações na aba “General”).

tabela de cores projeto elétrico

Figura 4 – Plotagem utilizando a configuração da Tabela de plotagem da Figura 1

 

Atenção!

 

Existem empresas que querem que seu desenho seja feito com a pena disponibilizada pela mesma. Muitas empresas estatais fazem desta forma.

Dica Extra: Troque as penas do desenho!

Se você usa o AutoCad, o comando LAYTRANS “traduz” as layers do projeto que vocês está desenvolvendo para um padrão de layers de um outro projeto da sua escolha.

Se gostou deste texto, ou ainda tem dúvidas de como fazer a configuração das penas e usar o comando LAYTRANS, deixe um comentário abaixo, que podemos fazer um conteúdo explicando essas ferramentas.

 

Glossário:

*CAD – Computer Aided System, ou Desenho assistido por computador.

 

Veja também:

Quanto cobrar por um projeto elétrico?

3 comandos indispensáveis para blocos no AutoCAD

Como fazer um memorial descritivo de projeto elétrico

Por | 2020-03-12T13:08:40-03:00 março 12th, 2020|Dicas técnicas|

Sobre o autor:

Avatar
Engenheiro Eletricista, atuou em projetos para empresas como Vivo, Tim, Claro, Oi e Petrobrás. Atualmente trabalha com projetos, vistorias e laudos de instalações elétricas pela TSK Engenharia, sediada em Bauru/SP.

Deixe um comentário!

WhatsApp chat