contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

A inspeção termográfica ou termografia é um ensaio não destrutivo que se baseia em recursos ópticos e térmicos. Dessa forma, a partir da sensibilidade infravermelha é possível medir e conhecer pontos com alta emissividade de calor. Esta análise objetiva-se por informar as condições térmicas a que os equipamentos elétricos e seus componentes podem estar submetidos.

 

Parâmetros térmicos de falha

 

Não basta obter a imagem termográfica e também é necessário que a mesma seja interpretada para que o possível defeito seja tratado em sua causa raiz, evitando a possibilidade de falhas e retrabalhos!

Abaixo apresenta-se um critério oriundo de experimentos técnicos em uma concessionária de distribuição, que classifica e relaciona a gravidade de possíveis ocorrências com as temperaturas registradas pelo termovisor.

 

tabela temperaturas

 

Equipamentos passíveis de inspeção da temperatura

 

Os equipamentos que possuem partes metálicas, conexões diretas ou indiretas com a rede elétrica devem passar por análises termográficas semestralmente em rede de baixa tensão. Em se tratando da rede de média tensão, a normativa 669 da ANEEL, recomenda que sejam feitas inspeções anualmente em tais instalações.

Durante a execução deste tipo de ensaio, os equipamentos precisam estar ligados para que a circulação de corrente elétrica se dê devidamente, para que o aquecimento seja evidenciando de forma clara e em sua real intensidade. Motores, geradores, transformadores, disjuntores, fusíveis, condutores, barramentos e outros dispositivos por onde fluem corrente elétrica em carga são passíveis de inspeção termográfica.

 

Impactos e benefícios da inspeção da temperatura para a manutenção

 

É de extrema importância que consumidores residenciais, comerciais e industriais estejam atentos ao risco de incêndio oriundo de um ponto de sobreaquecimento. Ao detectar anomalias térmicas em instalações e equipamentos, é de suma importância que isto seja tratado com auxílio especializado de um profissional da área. À medida que um equipamento está manutenido, é garantido que o mesmo esteja menos suscetível a falha, o que garante melhores condições de segurança operacional.

 

 “Prevenir é melhor que remediar! ” – A segurança de nossas instalações devem ser prioridade!

 

Veja também:

Impactos da oscilação de tensão nas instalações elétricas

Cabos irregulares | Uma realidade nas instalações elétricas do Brasil

Manutenção elétrica em condomínios – Cuidados ao contratar um eletricista

By | 2020-03-23T07:56:19-03:00 fevereiro 27th, 2020|Dicas técnicas|

About the Author:

Avatar
Engenheiro Eletricista na Empresa SmartEng - Serviços de Engenharia/ Pós-graduando em Sistemas Elétricos de Potência e Controlador de Operações do Sistema Elétrico. Possui amplo conhecimento em manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia, além de atuar nas áreas de projeto elétrico e eficiência energética. Realizo palestras e treinamentos voltados ao setor elétrico.

Leave A Comment