Trabalhando com projetos elétricos no AutoCAD
Profissionais da elétrica conhecem bem a importância do AutoCAD para a elaboração de projetos elétricos. Entretanto, como professor de instalações e projetos, percebi que muitos dos que trabalham com esse software utilizam apenas comandos básicos na hora de projetar. Com isso, acabam demorando mais tempo para concluir a tarefa.
Nesse post vou apresentar 3 comandos indispensáveis para trabalhar com blocos no AutoCAD que vão te ajudar a ganhar tempo na elaboração do seu projeto.
Comando SELECTSIMILAR
O comando SELECTSIMILAR pode ser utilizado quando é necessário selecionar vários objetos com as mesmas propriedades no projeto. Embora ele venha com a configuração padrão para buscar a semelhança de layer, tipo de objeto e nome, é possível criar outras combinações. As opções disponíveis são:
- Cor;
- Layer;
- Tipo de linha;
- Escala do tipo de linha;
- Espessura da linha;
- Estilo de plotagem;
- Estilo do objeto;
- Nome.
O tipo de objeto não pode ser removido.
Com esse comando você poderá selecionar diversos objetos de forma rápida, sem ser necessário clicar em um por um e correr o risco de esquecer algum item.
Comando BCOUNT
Uma carta na manga para otimizar seu tempo de projeto é utilizar o comando BCOUNT. Com ele é possível obter um relatório com a contagem de todos os blocos ou apenas alguns específicos como é mostrado na figura abaixo.
O grande benefício do comando BCOUNT é ter uma quantificação exata dos blocos do projeto elétrico como número de tomadas, luminárias e interruptores, por exemplo.
É importante ressaltar que esse comando conta apenas blocos!!
Portanto, não esqueça de criar os blocos das simbologias que você está utilizando.
Exemplificando no AutoCAD
Considere um projeto elétrico onde é necessário selecionar o bloco chamado TUG que representa as tomadas de uso geral no layer “Simbologia”. Ao invés de ir selecionando um por um, você pode utilizar o comando SELECTSIMILAR e clicar em apenas um desses blocos. Dessa maneira, todos os blocos TUG no layer “Simbologia” serão selecionados.
Agora que todos os blocos TUG estão selecionados você pode utilizar o comando BCOUNT para saber exatamente quantos blocos TUG, no exemplo representando as tomadas de uso geral, foram utilizados.
Com isso, seu tempo para contar os itens e saber quantas tomadas foram colocadas no projeto foi bastante otimizado.
São dois comandos que eu utilizo com frequência durante a elaboração de projetos e, com certeza, serão úteis para você também.
Para fechar o post vou compartilhar o terceiro comando indispensável para trabalhar com blocos no AutoCAD.
Comando BURST
Com o comando BURST você pode explodir um bloco preservando o layer utilizado no projeto.
Seguindo no exemplo anterior, imagine que você criou o bloco TUG no layer “0”, mas dentro do projeto colocou ele no layer “Simbologia”.
Caso seja necessário explodir esse bloco, ao utilizar o comando BURST as características de layer “Simbologia” irão se manter.
Apenas fazendo um comparativo, se for utilizado o comando EXPLODE, o bloco voltará para o layer “0”, perdendo as propriedades que você adicionou.
Com esses 3 comandos para trabalhar com blocos no AutoCAD você vai ganhar agilidade e otimizar seu tempo de trabalho.
Veja também:
3 dicas matadoras para vender serviços de consultoria elétrica com lucro
Deixe um comentário!