contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Trabalhando com projetos elétricos no AutoCAD

 

Profissionais da elétrica conhecem bem a importância do AutoCAD para a elaboração de projetos elétricos. Entretanto, como professor de instalações e projetos, percebi que muitos dos que trabalham com esse software utilizam apenas comandos básicos na hora de projetar. Com isso, acabam demorando mais tempo para concluir a tarefa.

Nesse post vou apresentar 3 comandos indispensáveis para trabalhar com blocos no AutoCAD que vão te ajudar a ganhar tempo na elaboração do seu projeto.

 

Comando SELECTSIMILAR

 

O comando SELECTSIMILAR pode ser utilizado quando é necessário selecionar vários objetos com as mesmas propriedades no projeto. Embora ele venha com a configuração padrão para buscar a semelhança de layer, tipo de objeto e nome, é possível criar outras combinações. As opções disponíveis são:

  • Cor;
  • Layer;
  • Tipo de linha;
  • Escala do tipo de linha;
  • Espessura da linha;
  • Estilo de plotagem;
  • Estilo do objeto;
  • Nome.

O tipo de objeto não pode ser removido.

Com esse comando você poderá selecionar diversos objetos de forma rápida, sem ser necessário clicar em um por um e correr o risco de esquecer algum item.

 

Comando BCOUNT

 

Uma carta na manga para otimizar seu tempo de projeto é utilizar o comando BCOUNT. Com ele é possível obter um relatório com a contagem de todos os blocos ou apenas alguns específicos como é mostrado na figura abaixo.

 

comando autocad

 

O grande benefício do comando BCOUNT é ter uma quantificação exata dos blocos do projeto elétrico como número de tomadas, luminárias e interruptores, por exemplo.

É importante ressaltar que esse comando conta apenas blocos!!

Portanto, não esqueça de criar os blocos das simbologias que você está utilizando.

 

Exemplificando no AutoCAD

 

Considere um projeto elétrico onde é necessário selecionar o bloco chamado TUG que representa as tomadas de uso geral no layer “Simbologia”. Ao invés de ir selecionando um por um, você pode utilizar o comando SELECTSIMILAR e clicar em apenas um desses blocos. Dessa maneira, todos os blocos TUG no layer “Simbologia” serão selecionados.

Agora que todos os blocos TUG estão selecionados você pode utilizar o comando BCOUNT para saber exatamente quantos blocos TUG, no exemplo representando as tomadas de uso geral, foram utilizados.

Com isso, seu tempo para contar os itens e saber quantas tomadas foram colocadas no projeto foi bastante otimizado.

São dois comandos que eu utilizo com frequência durante a elaboração de projetos e, com certeza, serão úteis para você também.

Para fechar o post vou compartilhar o terceiro comando indispensável para trabalhar com blocos no AutoCAD.

 

Comando BURST

 

Com o comando BURST você pode explodir um bloco preservando o layer utilizado no projeto.

Seguindo no exemplo anterior, imagine que você criou o bloco TUG no layer “0”, mas dentro do projeto colocou ele no layer “Simbologia”.

Caso seja necessário explodir esse bloco, ao utilizar o comando BURST as características de layer “Simbologia” irão se manter.

Apenas fazendo um comparativo, se for utilizado o comando EXPLODE, o bloco voltará para o layer “0”, perdendo as propriedades que você adicionou.

 

Com esses 3 comandos para trabalhar com blocos no AutoCAD você vai ganhar agilidade e otimizar seu tempo de trabalho.

 

Veja também:

Preço x Valor de uma ART

3 dicas matadoras para vender serviços de consultoria elétrica com lucro

Inspeção predial: 2 motivos para REPROVAR a norma NBR-16747

Por | 2020-01-16T20:53:15-03:00 janeiro 16th, 2020|Dicas técnicas|

Sobre o autor:

Victor Pecine
Consultor com formação em Engenharia Elétrica e cursando Especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética. A experiência em projetos elétricos e inspeções em edifícios e condomínios permitiu também a atuação como professor para cursos técnicos em eletrotécnica lecionando conteúdos de instalações e projetos elétricos, redes de distribuição, subestações e máquinas elétricas. Com a proposta de identificar problemas e irregularidades nas instalações elétricas e propor soluções técnicas para preservar a vida e o patrimônio, fundou a Sênior Consultoria Elétrica.

Deixe um comentário!