contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Dicas para abrir uma empresa de projetos elétricos

 

Quem pensa que para iniciar no mercado de engenharia com uma empresa de projetos elétricos necessita basicamente de curso superior e CREA ativo está levemente enganado. Embora existam muitas empresas abrindo rapidamente, essas fecham na mesma velocidade por questões que vão além da técnica, como vou detalhar mais abaixo.

 

Divulgação

 

Se você deseja abrir uma empresa de elaboração de projetos elétricos, é necessário divulgar seu trabalho e a melhor maneira de fazer isso é deixar bem claro em seus meios sociais o que você faz, o que você entrega, e fazer isso alcançar o maior número de pessoas possível.

Além disso, é interessante fazer um levantamento de todas as empresas (indústrias e construtoras) que você conhece nas redondezas da sua localização e até mesmo fora, programando visitas aos locais afim de se apresentar e apresentar seu portfólio de trabalho.

Como já dizia o ditado: “Quem não é visto, não será lembrado.”

Você também pode utilizar os meios eletrônicos de anúncios aproveitando o Google, as redes sociais como o Instagram e o LinkedIn que também são excelentes formas, mas a indicação de clientes satisfeitos é a propaganda mais efetiva gerada.

 

CNPJ

 

É importante também procurar um profissional de contabilidade de confiança para estabelecer a pessoa jurídica através da legalidade.

Trabalhos sérios feitos por uma empresa de projetos elétricos, exigirão emissão de notas fiscais e, além disso, na maioria das empresas você não consegue ter acesso se não tiver uma inscrição como Pessoa Jurídica, pois todos querem um respaldo sólido. Portanto, verifique os custos da abertura e da manutenção de um CNPJ antes mesmo de divulgar seus serviços. Contudo, se você ainda está trabalhando como funcionário e deseja iniciar carreira independente, vale começar como pessoa física, mas para alçar novos e mais altos vôos invista no CNPJ.

 

Experiência com projetos elétricos

 

Fazer projetos elétricos sem experiência pode ser irresponsável e trazer resultados caóticos, quando não fatais. Portanto, tenha certeza de que você já aprendeu o suficiente para arcar com toda a responsabilidade que este projeto lhe trará, afinal não será apenas seu CREA que estará em jogo, mas também a vida de pessoas inocentes que utilizarão as instalações.

 

Empatia

 

Se não tem a habilidade de se colocar no lugar do outro bem desenvolvida, você encontrará grandes dificuldades em entender as necessidades do seu cliente e adequá-las às características técnicas que uma instalação deve seguir. De nada adianta saber toda a parte técnica, se não dominar a arte de entender o que tem por trás de uma solicitação de projeto.

Muitas vezes, o cliente opta por pagar mais caro por um projeto elétrico simplesmente porque ele se sente compreendido pelo engenheiro ao informar suas solicitações. Assim sendo, você pode até entender que a forma como o cliente quer seja inexequível, mas ter a sensibilidade para explicar de forma empática pode fazer toda diferença na hora da contratação de seus serviços.

 

Habilidade de negociação

 

Se você sabe executar um projeto, sabe ouvir seu cliente, mas não sabe mostrar a ele o real VALOR do seu trabalho, todos os seus esforços podem ter ido por água abaixo.

Entretanto, não desanime. A negociação é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida para todas as áreas de sua vida e à medida que é treinada vai se tornando sutil e mais eficiente.

Saber negociar não significa sempre “ganhar” uma venda, muito pelo contrário. A arte da negociação é fazer com que todas as partes saiam ganhando. Você com o serviço e seu cliente com o projeto executado.

Se você ainda não tem todas as habilidades bem desenvolvidas, treine!!!

E enquanto você treina, alie-se a pessoas que já saibam como fazer cada atividade com facilidade para que seu negócio sempre prospere.

 

Veja também:

Como fazer um memorial descritivo de projeto elétrico

Quanto cobrar por um projeto elétrico?

Quando fazer uma manutenção elétrica?

By | 2020-01-31T11:52:16-03:00 janeiro 31st, 2020|Consultoria Elétrica|

About the Author:

Avatar
Consultora, com formação em Engenheira Eletricista, Pós graduada em Sistemas Elétricos de Potência e Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Experiência em projetos elétricos industriais, documentação e prática. Consultora de Treinamentos na Perícia Elétrica, Fundadora do Instituto Elabora Treinamentos e professora universitária. Experiente na elaboração e aplicação de treinamentos relativos a projetos de comandos elétricos prediais e industriais.

Leave A Comment

WhatsApp chat