contato@periciaeletrica.com.br | (41) 3011-3611 | Curitiba-PR

Nesse post vamos fazer sobre Como é feito um Laudo para Crédito de ICMS da energia elétrica.

Esse tema está sendo abordado com base em resultados práticos aplicados em indústrias em mais de 10 estados. Algumas dessas empresas com fatura de energia acima de R$ 4.000.000,00.

Temas abordados:

a) Usar ou não equipamentos de medição;

b) Tipos de Laudo para Crédito de ICMS para crédito na energia elétrica;

c) Cuidados ao fazer um Laudo Crédito de ICMS.

 

Usar ou não equipamentos de medição

 

Esse conteúdo é um pouco mais avançado, sendo assim, caso você não saiba o que é um Laudo para Crédito de ICMS, recomendamos assistir os 4 vídeos disponíveis no link abaixo:

O que você precisa saber sobre Laudo para Crédito de ICMS para crédito na energia elétrica

Existem diversas formas de fazer a coleta de dados na indústria, entre elas:

a) Uso de equipamento de medição temporário (analisadores de energia, registradores, alicate amperímetro, etc);

b) Uso de equipamento de medição permanente (medidor de energia por setor);

c) Através do levantamento de carga para segmentar o consumo de energia de maneira estimada entre as áreas produtivas e não produtivas.

O melhor método a ser utilizado depende da característica da empresa. Em alguns casos obrigatoriamente será necessário instalar um equipamento permanente.

Não existe resposta pronta, mas sim técnicas que podem ser usadas de acordo com a situação encontrada na indústrias. O objetivo central de segmentar o consumo de energia entre a parte produtiva e extraprodutiva.

Essa segmentação de consumo pode ser feita com ou sem equipamentos de medição.

Para saber mais sobre as técnicas de medição na indústrias, assista o vídeo abaixo:

 

Tipos de Laudo para Crédito de ICMS na energia elétrica

 

Após ter ido até a indústria e coletado os dados em campo, agora você precisa compilar os dados e elaborar o Laudo para Crédito de ICMS.

Com o histórico de consumo de energia em mãos através das faturas de energia e com os dados coletados em campo o próximo passo é segmentar o consumo de energia entre as áreas produtivas e as áreas consideradas como extraprodução.

O seu objetivo é chegar em uma relação percentual entre essas 2 áreas e o consumo total. Com base nessa relação percentual é que a área contábil irá fazer o lançamento do crédito.

A economia na fatura de energia depende da alicota de ICMS de cada estado, no entanto, em alguns casos pode chegar a quase 30%.

O laudo técnico pode ser progressivo, ou seja, passa a valer daqui para frente ou retroativo, podendo ser feito uma recuperação por um período de até 5 anos.

Caso você faça um laudo progressivo, ele pode ser estático (percentual fixo) ou dinâmico (percentual que muda todos meses de acordo com o consumo total).

 

 Cuidados ao fazer um Laudo para Crédito de ICMS

 

Dependendo do método que for utilizar isso pode gerar um grande prejuízo para empresa e consequentemente risco para empresa que fez o laudo.

Existem indústrias que trabalham com processo de produção sazonal e alguns linhas de produção com consumo elevado funcionam somente alguns dias do mês.

Caso instale um analisador de energia nesse período e tente extrapolar para o restante do mês esse consumo pode cometer um erro grave. Existe o risco de ter um consumo estimado na área produtiva que ultrapasse o consumo total.

Antes de oferecer (prestadores de serviço) ou contratar (indústrias) é necessário um grande alinhamento de expectativas para entender o cenário e a forma de trabalho que será realizado o serviço.

No vídeo abaixo falamos sobre o uso do analisador de energia:

 

Aproveite e conheça outros conteúdos:

Laudo para Crédito de ICMS para indústria no Mercado Livre

Laudo de ICMS – Quanto custa esse serviço de Perícia Elétrica

Etapas do laudo para crédito de ICMS na fatura de energia elétrica

 

Por | 2022-06-24T09:03:55-03:00 maio 20th, 2022|Laudo para Crédito de ICMS - Dicas para Consultores|

Sobre o autor:

Empresário | Consultor de Empresas para Posicionamento Estratégico.Especialidades Técnicas: Laudo para Crédito de ICMS | Certificação Elétrica | Fraude no Consumo de Energia Elétrica.Formação: MBA em Gestão Comercial | Engenheiro Eletricista | Eletrotécnico | Técnico em Contabilidade.Fundou a empresa Perícia Elétrica em 2014 e atualmente presta diversos serviços de Perícia Elétrica em mais de 10 estados do Brasil.Atualmente tem mais de 1.500 alunos em todos estados do Brasil na área de Perícia Elétrica, através dos seus cursos de capacitação técnica pela Perícia Elétrica.

Deixe um comentário!

WhatsApp chat